26 de set de 2015

27 de Setembro de 1998, é fundado o Google

Um dos gigantes da internet, o Google, nascia em um dia como este, no ano de 1998. 

Atualmente, a empresa norte-americana é especializada em buscas e publicidade pela Internet, localizada em Montain View, na Califórnia. Seu nome foi inspirado no termo matemático googol (o número 10 na centésima potência, ou seja, o número um seguindo de cem zeros). Para a empresa, este um, seguido de uma centena de zeros simboliza a tarefa que foi fixada de indexar a quantidade aparentemente infinita de informação que circula pela World Wide Web, e torná-la mundialmente acessível. 


O nome do Google se tornou tão popular que em inglês se usa o verbo to google, cujo significado é utilizar a Internet para obter informação. Seu buscador é gratuito e de fácil manejo; e em geral devolve resultados relevantes em uma fração de segundo.

A principal fonte de recursos da empresa é a publicidade. Google oferece a seus anunciantes a possibilidade de exibir, a custos competitivos, publicidade relevante à informação encontrada, assim como de medir o impacto dos anúncios. O Google foi criado pelos estudantes de informática Larry Page e Sergey Brin, que se conheceram em 1995 na Universidade de Stanford (Califórnia), onde cursavam doutorado em Informática. O interesse primordial de Brin e Page era descobrir o método mais eficaz para extrair dados relevantes a partir de volumes de informação descomunais. Nos mesmos quartos que ocupavam na universidade, desenvolveram seu primeiro buscador, que se publicaria em 1996.

Chamaram-no BackRub, por sua capacidade para analisar os "vínculos retroativos". Após causar uma boa impressão aos potenciais investidores com a tecnologia que desenvolveram, Page e Brin fundaram o Google em 27 de setembro de 1998. Montaram sua primeira empresa em um quarto vazio de uma casa de Menlo Park (Califórnia). A utilidade e simplicidade de seu buscador foi divulgada rapidamente da boca de usuários satisfeitos aos ouvidos dos buscadores de informação em todo o mundo. Até fins de 1998, o buscador Google podia atender 10.000 solicitações de informação diárias.

Em 2002 a AdWords recebeu revisão e reparação profundas que incluiu prestações de pagamento por clique, em virtude das quais o Google obtinha uma comissão cada vez que um usuário pulsava sobre um anúncio. Naquele mesmo ano, a America Online adotava o buscador do Google, tanto para buscas como para publicidade. Em 2005, o Google adquiriu 5 por cento de American Online por um bilhão de dólares. Google entrou na bolsa em 2004. Tem o buscador mais exaustivo do mundo e presta serviços de busca na Web a mais de 100 países. Seu site é o mais visitado de Internet para buscas. Também oferece uma gama de outros serviços para usuários de ordenador, incluídos correio eletrônico, espaço para blogs e ferramentas de busca em discos rígidos.

Fonte: Hoje na História
  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Poste seu comentário. Compartilhe suas idéias e opiniões, para que assim, surjam novos questionamentos.

Item Reviewed: 27 de Setembro de 1998, é fundado o Google Rating: 5 Reviewed By: Informação Gerando Conhecimento