Arqueólogos descobrem réplica de tumba do deus Osíris no Egito


Imagem da missão mostra interior da tumba dedicada ao deus Osíris 

A edificação é única na Necrópolis Tebana, “já que reúne todas as características da tumba mitológica do deus da morte”, afirmou a codiretora da missão.

Uma réplica da tumba de Osíris foi descoberta por uma missão arqueológica hispano-italiana em Luxor, no Vale dos Nobres, no Egito. O anúncio foi realizado nesta quinta-feira (1º/01) pelo governo egípcio.

Os especialistas avaliaram que se trata de uma réplica pequena do desenho do chamado Osireion, construído sob as ordens do faraó egípcio Seti I na cidade de Abidos.

Um aspecto peculiar da sepultura é que ela esconde um poço que leva a várias câmeras funerárias situadas 15 metros abaixo dela, onde seriam colocados corpos que seriam protegidos pelo deus da morte.

“É uma tumba única na Necrópolis Tebana, já que reúne todas as características da tumba mitológica de Osíris”, afirmou a codiretora da missão, a egiptóloga espanhola Milagros Álvarez Sosa.

A pesquisadora destacou também que o descobrimento é de suma importância “porque as câmaras funerárias continham defuntos que dormiram seu sono eterno abaixo do deus dos mortos, Osíris”.

Fonte: Opera Mundi

Comentários