7 de nov de 2014

Trabalhos de Aleijadinho inspiram artistas em São João del Rei

Cidade histórica reúne obras marcantes do mestre do barroco mineiro. Esculturas nas igrejas do Carmo e de São Francisco são destaque.

Obras enfeitam fachadas de igrejas em São João del Rei (Foto:Reprodução/TVIntegração)

A histórica São João del Rei é uma cidade cercada de referências do Barroco Mineiro. Em especial pela presença de obras de um artista singular, que marcou seu tempo: o escultor Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. Os trabalhos do artista ganham ainda mais evidência este mês, quando se completam 200 anos da morte dele. Entre as peças que se destacam no município histórico estão as que enfeitam as fachadas das igrejas do Carmo e de São Francisco, que, ainda hoje, inspiram escultores locais.

Imponente, a fachada da Igreja do Carmo chama a atenção de quem passa pelo Centro Histórico da cidade. Esculturas de Aleijadinho decoram a porta do templo e contam um pouco da história da arte brasileira. Lá, o visitante pode ver de perto, por exemplo, o rosto do Profeta Naum, que representa Deus, traço forte na obra do escultor, além de querubins, escudos e coroas.

Outra fachada que chama atenção de turistas e devotos em São João del Rei é a da Igreja de São Francisco, também no Centro Histórico. O Barroco tradicional ganha novos contornos. Entre os anjos esculpidos com feições europeias, um deles representa o negro brasileiro. Outro destaque no templo é a imagem de Cristo no alto da porta, com olhos amendoados, barba espiralada e queixo bipartido, também características marcantes da obra de Aleijadinho.
O historiador Luís Miranda explica que se trata de uma expressão muito forte do trabalho do artista antes de sua doença. "Ele trabalhou com uma certa leveza em tudo que ele fez aqui em São João del Rei", disse.

O escultor são joanense Ronaldo Nascimento é um dos muitos artistas que se inspiram na obra do mestre Aleijadinho. "A história que ele marcou no Barroco Mineiro serve de inspiração para nós neste estilo. Para nós, Aleijadinho serve como ponto de partida para que possamos dar continuidade a essa arte", afirmou.

Parte das obras do mestre barroco que inspiram Miranda estão algumas que ficam dentro da Igreja de São Francisco: os altares laterais, púlpitos e as imagens de São João Evangelista, Santo Antônio e São Gonçalo do Amarante. "O trabalho dele foi, continua sendo e sempre será um ponto de referência dentro da arte barroca mineira", finalizou o Luís Miranda.

Fonte: G1
  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Poste seu comentário. Compartilhe suas idéias e opiniões, para que assim, surjam novos questionamentos.

Item Reviewed: Trabalhos de Aleijadinho inspiram artistas em São João del Rei Rating: 5 Reviewed By: Informação Gerando Conhecimento