11 de nov de 2014

11 de Novembro de 2004, morre o líder palestino Yasser Arafat


O líder palestino Yasser Arafat morria em um dia como este, em 2004, aos 75 anos, na cidade de Clamart, na França. Oficialmente, a razão da sua morte foi a falência múltipla de órgãos, contudo existem algumas controvérsias sobre isso, entre elas a de que ele teria sido envenenado pelo serviço secreto israelense.

Nascido no dia 24 de agosto de 1929, no Cairo, Egito, Arafat foi o presidente da Autoridade Palestina de 1969 até o dia da sua morte e líder da Organização para a Libertação da Palestina (OLP) por um período semelhante, porém deixou o cargo em 29 de outubro de 2004. Arafat também foi líder da Fatah, um movimento de luta a armada, fundado em 1956. Arafat abandonou as armas em 1982, quando reconheceu o estado de Israel.

Em 1993, ele assinou um acordo de paz com o governo de Israel, mediado pelo então presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton. Desta maneira, os governos se comprometiam a unir esforços para a realização da paz entre os dois povos. Estes acordos previam o término dos conflitos, a abertura das negociações sobre os territórios ocupados, a retirada de Israel do sul do Líbano e a questão do status de Jerusalém. No ano seguinte, foi vencedor do prêmio Nobel da Paz juntamente com os políticos israelenses Shimon Peres e Yitzhak Rabin. Arafat foi casado com Suha Arafat, com quem teve uma filha. Elas moram em Paris e possuem cidadania francesa.

Fonte: Hoje na História
  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Poste seu comentário. Compartilhe suas idéias e opiniões, para que assim, surjam novos questionamentos.

Item Reviewed: 11 de Novembro de 2004, morre o líder palestino Yasser Arafat Rating: 5 Reviewed By: Informação Gerando Conhecimento