11 de nov de 2014

11 de Novembro de 1821, Nasce o escritor russo Fiódor Dostoiévski


No dia 11 de novembro de 1821, nascia em Moscou, na Rússia, o escritor Fiódor Dostoiévski, um dos grandes nomes da literatura mundial do século XX. Dostoiévski desistiu da carreira de engenheiro para se tornar escritor. Em 1849, foi preso por fazer parte de um grupo de discussão radical e foi condenado à pena de morte. Contudo, foi perdoado no último momento e, durante quatro anos, realizou trabalhos forçados na Sibéria. Por conta disso, passou a sofrer de epilepsia e experimentou um aprofundamento da sua fé religiosa. 

Mais tarde, publicou e escreveu para vários periódicos, produzindo seus melhores romances. Seus livros abordam temas como a fé, sofrimento e o sentido da vida. Seus textos são famosos por sua profundidade psicológica, discernimento e seu tratamento quase proféticos sobre questões de filosofia e política. 

Pobre gente, seu primeiro romance, em 1846, foi seguido no mesmo ano pelo O duplo: poema de Petersburgo. Recordação da casa dos mortos (1862) é baseada em sua prisão, e O jogador (1866), em seu próprio vício em jogo. Seus livros mais conhecidos são as Notas do Subterrâneo (1864), Crime e Castigo (1866), O Idiota (1869), Os demônios ou Os possessos (1872), e Os Irmãos Karamazov (1880), que incide sobre o problema do mal, a natureza da liberdade, e o desejo dos personagens em algum tipo de fé. Dostoiévski morreu no dia 9 de fevereiro de 1881, em São Petersburgo, na Rússia.

Fonte: Hoje na História
  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Poste seu comentário. Compartilhe suas idéias e opiniões, para que assim, surjam novos questionamentos.

Item Reviewed: 11 de Novembro de 1821, Nasce o escritor russo Fiódor Dostoiévski Rating: 5 Reviewed By: Informação Gerando Conhecimento