No dia 31 de Outubro é Celebrado o Dia do Saci


Quem não lembra do mito do carismático negrinho de uma perna só, vestindo um gorro vermelho e fumando seu cachimbo, enquanto apronta travessuras por aí? Desde 2005, essa figura importante do folclore brasileiro, o Saci, tem o seu dia especial: 31 de outubro. 

A data foi criada com o objetivo de resgatar figuras importantes do folclore nacional, já que muitos pelo Brasil também celebram no mesmo dia o Halloween (ou Dia das Bruxas), um mito de origem celta, comemorado em inúmeros países como pelo mundo, especialmente Estados Unidos e Europa.

O mito do Saci Pererê teria surgido entre os indígenas da Região das Missões, no Sul, e se espalhado por todo o Brasil. Divertido e brincalhão, o Saci apronta travessuras nas matas e nas casas. Apesar disso, ele não tem o objetivo de prejudicar alguém ou fazer o mal. Ele é um conhecedor das ervas da floresta e guarda os segredos dos seus conhecimentos. O escritor Monteiro Lobato retratou o personagem de maneira brilhante na literatura infantil.

Em 2003, foi apresentado um projeto de lei federal (nº 2.762, de 2003), elaborado por Chico Alencar, (PSOL - RJ) e Ângela Guadagnin (PT - SP), com o pedido da institucionalização do dia. Anteriormente, o Estado de São Paulo havia oficializado a dada com a Lei nº 11.669, de 13 de janeiro de 2004. Outros dez municípios paulistas também adotam o Dia do Saci como São Luiz do Paraitinga (onde a festa dedicada ao saci dura quase duas semanas), São José do Rio Preto, Guaratinguetá e Embu das Artes. O dia também foi oficializado em Vitória (ES); Poços de Caldas e Uberaba (MG); Fortaleza e Independência (CE).

Fonte: Hoje na História

Comentários