31 de Outubro de 2010 - Dilma Rousseff é eleita a primeira mulher presidente do Brasil

Uma mulher era eleita pela primeira vez presidente do Brasil em um dia como este, no ano de 2010. Aos 62 anos, a economista e política Dilma Rousseff, do Partido dos Trabalhadores, foi eleita ao cargo após vencer as eleições no segundo turno, derrotando o candidato José Serra (PSDB) com 56,05% contra 43,95% dos votos válidos. Antes de concorrer, ela já era figura de destaque no governo de Lula, que a apontou como sua sucessora. 

Filiada ao PT desde 2001, ela ocupava a pasta de Minas e Energia (2003 e 2005) e depois assumiu como Ministra-Chefe da Casa Civil. Em 31 de março se afastou do cargo de ministra-chefe da Casa Civil por conta da lei eleitoral. Entre suas promessas durante a campanha estavam fazer uma reforma política, equilíbrio macroeconômico, realizar mudanças tributárias, comprometimento com metas ecológicas, acesso formal ao mercado de trabalho, mais vagas no ensino público e o projeto minha casa, minha vida.

Em 2009, ela foi incluída entre os 100 brasileiros mais influentes do ano, pela revista Época e, em novembro do ano seguinte, a revista Forbes a classificou como a 16ª pessoa mais poderosa do mundo. Em 2011, estava incluída na lista das 100 personalidades mais influentes do planeta pela revista Time, como a terceira mulher mais poderosa do planeta e 22ª pessoa mais poderosa do mundo pela Forbes. Recebeu também o Woodrow Wilson Award, dedicado a líderes de governos que buscam melhorar a qualidade de vida de seu país e ao redor do mundo. Rousseff foi a primeira mulher a abrir a Assembleia Geral da ONU em 2011, realizada em Nova York.

Fonte: Hoje na História

Comentários