27 de out de 2014

27 de Outubro de 2002, Lula é eleito presidente do Brasil pela primeira vez

Luiz Inácio Lula da Silva, ex-metalúrgico e ex-sindicalista, era eleito presidente do Brasil em um dia como este, em 2002. 

Era a sua quarta candidatura à presidência, após fracassar nas eleições aos cargos de 1990, 1994 e 1998. Candidato do Partido dos Trabalhadores (PT), ele foi eleito com votação recorde de 50 milhões de votos, derrotando o rival José Serra, do PSDB. Coincidentemente, ele se elegeu justamente no dia do seu aniversário - Lula nasceu em um dia como este, em 1945, em Caetés (PE). Em 2006, se reelegeu com a vitória no segundo turno sobre Geraldo Alckmin, do PSDB.

Como presidente, Lula seguiu a política econômica de seu antecessor, Fernando Henrique Cardoso, garantindo ao Brasil o desenvolvimento econômico. Por conta do seu carisma, recebeu elogios públicos de vários líderes mundias. Contudo, Lula também criou polêmica. Em março de 2009, quando o primeiro-ministro britânico Gordon Brown veio ao Brasil, ele afirmou que a crise mundial foi causada por "comportamentos irracionais de gente branca de olhos azuis". A declaração deixou Brown constrangido e foi destaque na imprensa britânica e brasileira.

Internamente, Lula também precisou superar alguns escândalos durante o seu governo, como o escândalo do mensalão e supostas irregularidades no uso dos cartões corporativos. Apesar disso, manteve bons índices de popularidade durante o seu governo. No dia 1º. de janeiro de 2011, Lula passou a faixa à sucessora Dilma Rousseff, primeira mulher presidente do Brasil. Após deixar o cargo, Lula iniciou carreira de palestrante.

Fonte: Hoje na História
  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Poste seu comentário. Compartilhe suas idéias e opiniões, para que assim, surjam novos questionamentos.

Item Reviewed: 27 de Outubro de 2002, Lula é eleito presidente do Brasil pela primeira vez Rating: 5 Reviewed By: Informação Gerando Conhecimento