21 de out de 2014

21 de Outubro de 1838, Dom Pedro II funda o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro


Inspirado no Institut Historique de Paris, D. Pedro II fundava em um dia como hoje, no ano de 1838, o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), no Rio de Janeiro. 

Trata-se da mais antiga e tradicional entidade de incentivo à pesquisa e preservação histórico-geográfica, cultural e de ciências sociais do Brasil. 

A sua criação tinha como objetivo, acima de tudo, a construção de um Estado imperial centralizado e forte. Suas principais atividades estavam orientadas à publicação de documentos relevantes para a história do Brasil e o incentivo aos estudos de história. Na época de sua fundação, o Instituto reuniu em seus quadros integrantes da alta sociedade e intelectuais, com membros locais e de outras partes do mundo.

Durante muitos anos, o IHGB foi a única fonte produtora de saber histórico, seu monopólio só foi quebrado em 1862, com a criação do Instituto Arqueológico e Geográfico Pernambucano e, posteriormente, com outros institutos como o de São Paulo ou o Mineiro. Atualmente, além de publicar a Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (RIHGB), reunindo artigos de seus membros, a instituição tem importante papel na preservação da memória cultural do país.

Confira um video relacionado ao tema clicando aqui

Fonte: Hoje na História
  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Poste seu comentário. Compartilhe suas idéias e opiniões, para que assim, surjam novos questionamentos.

Item Reviewed: 21 de Outubro de 1838, Dom Pedro II funda o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro Rating: 5 Reviewed By: Informação Gerando Conhecimento