21 de out de 2014


Criador do prêmio Nobel, o sueco Alfred Nobel nasceu no dia 21 de outubro de 1833 na cidade de Estocolmo. Químico, engenheiro e industrial, ele tentou encontrar uma maneira segura de manusear a nitroglicerina, o que o levou à invenção da dinamite e da tampa de detonação. Ele foi dono de fábricas para produção de dinamite e de empresas para comercialização do produto. 

Nobel desenvolveu poderosos explosivos e construiu detonadores. Ele ainda registrou mais de 350 patentes, muitas delas não relacionadas com explosivos. Com uma personalidade complexa, ao mesmo tempo dinâmico e recluso, foi um pacifista, mas acabou rotulado como “mercador da morte” por sua atividade com os explosivos. 

Talvez para contrariar este rótulo, ele deixou a maior parte da sua fortuna para a criação do Prêmio Nobel, que se tornaria o mais conceituado dos prêmios internacionais.

Fonte: Hoje na História

Deixe sua crítica, elogio enfim, compartilhe suas idéias e opiniões, para que assim, surjam novos questionamentos. Obrigado pela visita!

Portal Leitura Obrigatória - Informação Gerando Conhecimento . 2017 Copyright. All rights reserved. Designed by Blogger Template | Free Blogger Templates