12 de out de 2014

12/10/1931, estátua do Cristo Redentor é inaugurada no Rio de Janeiro

Cristo Redentor/Braços abertos sobre a Guanabara” já cantava Vinícius de Moraes em seu Samba do Avião em homenagem a um dos cartões postais mais conhecidos pelo mundo. 

Há 80 anos, no dia 12 de outubro, era inaugurada a imponente obra, de 38 metros, no alto dos 710 metros do Morro do Corcovado. A construção do Cristo Redentor é considerada um dos desafios da engenharia civil brasileira. 

Ela foi erguida em concreto armado e revestida com pedra-sabão de Minas Gerais. O engenheiro Heitor da Silva Costa foi o autor do projeto, em 1923, o artista plástico Carlos Oswald fez o desenho final e o escultor franco-polonês Paul Landowski criou os braços e o rosto. 

O cartão postal foi eleito uma das 7 Novas Maravilhas do Mundo Moderno, em votação pela internet e por mensagens de celular, organizada pela New 7 Wonders Foundation, da Suiça, entre 21 monumentos participantes. Em 2009, o Cristo Redentor foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. 

Fonte: Hoje na História
  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Poste seu comentário. Compartilhe suas idéias e opiniões, para que assim, surjam novos questionamentos.

Item Reviewed: 12/10/1931, estátua do Cristo Redentor é inaugurada no Rio de Janeiro Rating: 5 Reviewed By: Informação Gerando Conhecimento