7 de jun de 2014

Salvador, onde dois continentes se encontram


Primeira capital brasileira, Salvador foi o principal porto de entrada de escravos vindos de todas as partes da África, que trouxeram com eles crenças religiosas e práticas de resistência que persistem até hoje.

O sincretismo religioso é uma das heranças mais marcantes da época do Brasil colônia. Para se proteger, escravos escondiam suas crenças e ritos, e muitos fingiam ser católicos.

Mas apesar de crenças cristãs e ritos de origem africana conviverem hoje de forma pacífica, alguns ainda veem esse sincretismo religioso de forma crítica.

Para Mãe Stella de Oxóssi, essa prática só foi válida no início. "O nosso trabalho é para que o povo acorde para isso, veja que não há mais necessidade de tomar o símbolo do outro como empréstimo para citar o nosso. Isso fica até deprimente e não agrada nenhum dos dois."

A reportagem é parte da série Soccer Cities, produzida pelo Serviço Mundial da BBC para mostrar alguns dos destaques de 6 das 12 cidades-sede da Copa do Mundo.

O último episódio da série, sobre a cidade de São Paulo, será publicado pela BBC Brasil na próxima sexta-feira. Os programas sobre Brasília, Rio de Janeiro, Manaus, e Recife podem ser vistos no site.

A série também será exibida em inglês no canal do Serviço Mundial da BBC e em outros serviços de línguas da BBC.

O programa sobre Salvador é apresentado por Silvia Salek.

Confira clicando aqui

Fonte: BBC
  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Poste seu comentário. Compartilhe suas idéias e opiniões, para que assim, surjam novos questionamentos.

Item Reviewed: Salvador, onde dois continentes se encontram Rating: 5 Reviewed By: Carlos Silva