18 de jun de 2014

18 de Junho de 1931, nasce Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente do Brasil




Em um dia como hoje, no ano de 1931, nascia, no Rio de Janeiro, Fernando Henrique Cardoso, eleito presidente do Brasil em dois mandatos consecutivos (1995-2002). Sociólogo, cientista político, escritor e também presidente de honra do Diretório Nacional do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), FHC ainda preside o seu instituto, a Fundação Instituto Fernando Henrique Cardoso (FIFHC), em São Paulo. 

Além disso, preside a Comissão Global sobre Política de Drogas e é um dos doze membros dos Elders, grupo independente de líderes globais que trabalham juntos pela paz e os direitos humanos, criado em 2007 por Nelson Mandela. Sociólogo formado na Universidade de São Paulo, ele se afirmou, desde o final dos anos 1960, como um influente intelectual da América Latina na análise de temas como desenvolvimento e dependência, e democracia. Cardoso teve participação ativa na luta pela redemocratização do Brasil. 

Durante o regime militar, se exilou no Chile e na França. Como político, foi eleito senador por São Paulo, foi Ministro das Relações Exteriores (10/1992 a 05/1993), e da Fazenda (05/1993 a 03/1994). Neste último cargo, é considerado o “pai” do Plano Real. Como presidente, seu governo foi de estabilidade econômica, controle de gastos públicos e também criação de programas para melhorar a distribuição de renda (como o bolsa escola, vale gás e bolsa alimentação). 

FHC também deu andamento à privatização de empresas estatais e se envolveu em alguns escândalos por causa disso. Outro momento de controvérsia do seu governo ocorreu durante a aprovação da sua reeleição, em que houve denúncias de um esquema de compra de votos de parlamentares. FHC foi foi casado com a antropóloga Ruth Cardoso (1930-2008), com quem teve três filhos. 

Fonte: hojenahistoria
  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Poste seu comentário. Compartilhe suas idéias e opiniões, para que assim, surjam novos questionamentos.

Item Reviewed: 18 de Junho de 1931, nasce Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente do Brasil Rating: 5 Reviewed By: Carlos Silva