18 de Junho de 1911, era fundada a Assembleia de Deus no Brasil


                                
Em 1911 era fundada, no Pará, a igreja Missão de Fé Apostólica que, mais tarde se transformaria na Assembleia de Deus. A mudança do nome aconteceu apenas em 1918. 

Esta igreja foi fundada por intermédio dos missionários suecos Gunnar Vingren e Daniel Berg, que chegaram em Belém, no final de 1910, vindos dos Estados Unidos. 

Ao longo dos anos, a Assembleia de Deus no Brasil expandiu-se pelo estado do Pará, alcançou o Amazonas e se propagou pelo Nordeste, em especial entre as pessoas mais carentes. A Igreja chegou ao Sudeste no começo da década de 20 por conta das famílias de retirantes do Pará. 

Outros missionário estrangeiros foram enviados para dar suporte a Gunnar Vingren e Daniel Berg no crescimento da Igreja. A partir de 1930, Assembleia de Deus no Brasil passou a ser administrada exclusivamente pelos pastores residentes no Brasil, sem perder os vínculos com a igreja na Suécia. A partir de 1936 a igreja teve mais colaboração das Assembleias de Deus dos Estados Unidos através dos missionários enviados ao país.

Fonte: hojenahistoria

Comentários