24 de abr de 2014

Universidade de Coimbra vai usar Enem para selecionar alunos


Instituição de Portugal é a 1ª estrangeira a usar prova com essa finalidade. Universidade de Coimbra, em Portugal (Getty Images/iStockphoto)

A Universidade de Coimbra, uma das mais tradicionais de Portugal, anunciou que aceitará a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para selecionar brasileiros para os cursos de graduação. Os estudantes com ensino médio completo que buscam uma vaga na instituição portuguesa podem fazer a inscrição no site da universidade utilizando as notas do Enem de 2011, 2012 ou 2013. As notas da avaliação federal substituirão os exames portugueses de seleção.

A mudança obedece a uma alteração na legislação de Portugal, que agora permite às instituições de ensino superior criarem sistemas de ingresso próprios para alunos estrangeiros. Para estudar em Coimbra, o estudante deverá escolher um curso e conferir se a nota obtida no Enem é suficiente para a admissão. Para a carreira de direito, por exemplo, é preciso ter obtido o mínimo de 960 pontos na redação, 760 pontos em ciências humanas, 500 em matemática, 630 em linguagens e 450 em ciências da natureza.

As mensalidades cobradas na instituição são padronizadas: 700 euros. O aluno ainda precisará pagar cerca de 150 euros em taxas de inscrição, além de arcar com os custos de moradia e alimentação.

O ano letivo na Europa começa no segundo semestre e a seleção para alunos brasileiros ficará aberta até o mês de agosto. A instituição portuguesa recomenda aos estudantes que procurem a Embaixada de Portugal no Brasil para tirar dúvidas sobre a obtenção de visto temporário. Só poderão concorrer às vagas brasileiros que não possuam passaporte europeu.

Portugal é o principal destino dos brasileiros que estudam na Europa. Apenas pelo programa Ciência sem Fronteiras, do governo federal, cerca de 2.300 brasileiros estão estudando em Portugal. Em 2013, a Universidade de Coimbra foi classificada pela Unesco como Patrimônio Mundial.

Fonte: Veja
  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Poste seu comentário. Compartilhe suas idéias e opiniões, para que assim, surjam novos questionamentos.

Item Reviewed: Universidade de Coimbra vai usar Enem para selecionar alunos Rating: 5 Reviewed By: Informação Gerando Conhecimento