25 de abr de 2014

Hábitos culturais, a maior parte das pessoas (58%), não leu nenhum livro nos últimos 6 meses


O segundo tipo de livro lido mais citado, depois de romance, foi a Bíblia.

Enquanto discutia-se se o professor de Brasília fez bem ou mal em incluir a letra de umfunk na prova de filosofia, uma pesquisa raríssima envolvendo hábitos culturais do brasileiro era lançada.

Como acontece com todas as áreas relegadas ao Deus-dará, não temos uma base de dados confiável sobre a nossa produção cultural. Esse vazio motivou o Sesc, em parceria com a Fundação Perseu Abramo, a investigarem os hábitos e práticas culturais do público brasileiro, através de uma pesquisa com 2.400 entrevistados em 25 estados.

No último dia 9 de abril, os resultados do mapa foram apresentados. Mais da metade (51%) não pratica atividade cultural alguma (nos dias úteis a proporção chega a 85%).

Entre os entrevistados, 89% nunca foram a um concerto de ópera ou música clássica em sala de espetáculo; 75% nunca assistiram a espetáculos de dança ou balé no teatro; 71% nunca estiveram em exposições de pintura, escultura e outras artes em museus ou outros locais; 70% nunca foram a uma exposição de fotografia; 61% nunca presenciaram uma peça de teatro em qualquer lugar e 57% nunca viram uma peça de teatro ou um show de música em uma sala de espetáculo.

A maior parte das pessoas (58%) não leu nenhum livro nos últimos 6 meses. O segundo tipo de livro lido mais citado, depois de romance, foi a Bíblia. Cerca de 39% preferem filmes de aventura ou ação, 38% gostam mais de comédias e 20% romances — privilegiando as produções estadunidenses.

Temática social e musical são os menos vistos (2%). Quanto ao teatro, 33% dos entrevistados preferem comédia, enquanto 28% não sabe ou nunca assistiu.

As exposições são atividades pouco procuradas: 14% frequentam exposições de artes, 26% nunca foram e 26% não gostam de nenhum tipo de exposição. Os gêneros musicais prediletos foram o sertanejo, MPB, Forró, Gospel e Pagode; e as principais danças reportadas foram o Forró, a Dança de salão, Samba e Street Dance/Rap.

A TV aberta é o principal meio de adquirir informação (para 62%), e as novelas são a opção preferida de entretenimento nessa mídia. A internet foi citada por um terço dos entrevistados (superando a TV aberta e se destacando como principal meio apenas entre os estratos de renda acima de 5 salários mínimos).

Apesar das limitações de toda pesquisa, esse mergulho estatístico ajuda a entender o porquê, no Brasil de hoje, como diz a funkeira Valesca Popozuda, se bater de frente “é só tiro porrada e bomba”.

Fonte: Brasil de Fato
Por Silvio Mieli
  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Poste seu comentário. Compartilhe suas idéias e opiniões, para que assim, surjam novos questionamentos.

Item Reviewed: Hábitos culturais, a maior parte das pessoas (58%), não leu nenhum livro nos últimos 6 meses Rating: 5 Reviewed By: Carlos Silva