14 de jan de 2018

Juarez Távora Juarez do Nascimento Fernandes Távora (Jaguaribemirim), Ceará 14 de janeiro de 1898 — Rio de Janeiro, 18 de julho de 1975) foi um militar e político brasileiro.

Távora nasceu na fazenda do Embargo entre Aracati e Crato, estudou na Escola Militar do Realengo no Rio de Janeiro e tornou-se aspirante em 1919. Em 1924 participa do movimento revolucionário paulista contra o Presidente Arthur Bernardes. Em 1926 integra-se a Coluna Prestes onde é preso em combate e libertado no governo de Washington Luís. 

Comanda as forças nordestinas que apoiam Getúlio Vargas em 30 e ganha o apelido de Vice-Rei do Norte, participa da repressão à Revolução Constitucionalista de 1932. Durante a Era Vargas foi ministro da Agricultura. Foi ministro dos Transportes nos governos de Getúlio Vargas, de 4 a 5 de novembro de 1930. Como coronel, na década de 1940, foi adido militar no Chile. Anos mais tarde rompe com Vargas e envolve-se nas conspirações que levam a deposição do ditador em 1945. 

Em 1954 foi um dos líderes da articulação política que resultou no suicídio de Vargas, no ano seguinte candidatou-se a presidência da República pelo PDC (apoiado pela UDN) perdendo nas eleições para Juscelino Kubitschek. Em 1962 se elegeu deputado federal pelo estado da Guanabara. 

Defendia a posição que ficou conhecida como entreguista em relação à exploração de petróleo no Brasil, tendo sido o principal líder dos que se opunham à criação da Petrobras. 

No governo Castelo Branco foi ministro dos Transportes de 15 de abril de 1964 a 15 de março de 1967. 

Deixe sua crítica, elogio enfim, compartilhe suas idéias e opiniões, para que assim, surjam novos questionamentos. Obrigado pela visita!

Portal Leitura Obrigatória - Informação Gerando Conhecimento . 2017 Copyright. All rights reserved. Designed by Blogger Template | Free Blogger Templates