7 de jun de 2013



"A História do Brasil no Século 20" reúne cinco livros, escritos por Oscar Pilagallo, que resumem cem anos de história brasileira. 

Os títulos, originalmente publicados separadamente, são divididos em períodos de 20 anos. 'Holocausto Brasileiro' resgata história de 60 mil mortos em hospício mineiro.

Historiador e jornalistas debatem o mensalão em três livros


Divulgação
Resume cem anos de história de modo informativo e crítico


O primeiro da série, "1900-1920", retrata o país que surgiu da declaração da República. O autor também aborda a urbanização do Brasil, a Belle Époque, a Semana de 22, monocultura do café, as elites oligárquicas e as revoltas tenentistas.

Marcado pela Revolução de 30, "1920-1940" apresenta o crescimento do movimento tenentista e a derrocada das oligarquias regionais, a chegada de Getúlio Vargas ao poder.

Cobrindo a crise do Estado Novo, a Segunda Guerra Mundial, o retorno de Vargas pelo voto popular e seu suicídio, "1940-1960" termina com otimismo e a construção de Brasília.

"1960-1980" descreve o período mais turbulento do país: a ditadura militar. Inicia com a eleição de Jânio Quadros, em 1960, e termina com a fundação do PT, em 1980. O exemplar também aborda o Tropicalismo, a luta estudantil, a guerrilha e a tortura.

O último da série, "1980-2000", traz a campanha das diretas à eleição de Lula à Presidência em 2002, passando pela morte de Tancredo, o impeachment de Collor (primeiro presidente eleito no país pelo voto direto) e o plano Real.

Leitura dos cinco volumes esclarece questões e dificuldades do Brasil, edição ideal para estudantes, professores e bibliotecas.




Deixe sua crítica, elogio enfim, compartilhe suas idéias e opiniões, para que assim, surjam novos questionamentos. Obrigado pela visita!

Portal Leitura Obrigatória - Informação Gerando Conhecimento . 2017 Copyright. All rights reserved. Designed by Blogger Template | Free Blogger Templates