18 de abr de 2013


Morre o naturalista Charles Darwin, autor de “A Origem das espécies” - The History Channel Brasil


No dia 19 de abril de 1882 morria na cidade de Kent, na Inglaterra, Charles Robert Darwin, naturalista, autor do livro “A Origem das Espécies” e um dos cientistas mais importantes da história.

Nascido em 12 de fevereiro de 1809 em Shrewbury, ele era filho de Robert Waring Darwin, médico de prestígio e seu avô paterno, Erasmus Darwin, também foi um conhecido médico, naturalista e poeta. 

Em outubro de 1925, Darwin estudou medicina na Universidade Edimburgo para atender o desejo do seu pai, mas não se interessou pela carreira. Novamente aconselhado pelo pai, estudou artes e religião na Universidade de Cambridge, contudo também não seguiu adiante nestas áreas.
Nesta época, contudo, descobriu a botânica, a entomologia e a geologia. Também conheceu o reverendo John Hesnlow, de quem ficou amigo e também de quem partiu o convite para uma viagem ao redor do mundo, a bordo do “Beagle”. 

Em 27 de dezembro de 1831, o “Beagle” zarpou de Davenport, com o jovem Darwin, então com 22 anos, numa expedição que mudaria a história. Na viagem, a equipe passou por Cabo Verde, América do Sul até a Patagônia e a Ilha do Fogo, Galápagos, Austrália, Nova Zelândia, Ilhas Maurício e África do Sul.

Durante a viagem, Darwin observou semelhanças e diferenças entre várias espécies em diferentes locais e começou a suspeitar da verdade absoluta sobre a teoria da estabilidade das espécies. Depois da expedição, começou a redigir seus estudos para posterior publicação. 

O mais famoso até hoje é “On the Origin of Species by Means of Natural Selection, or the Preservation of Favoured Races in the Struggle for Life” ( A Origem das espécies por seleção natural ou a preservação das raças favorecidas na luta pela vida”), onde Darwin apresentou sua teoria de seleção natural, na qual a natureza seleciona as populações mais capacitadas para a sobrevivência, em determinado ambiente, e descarta as menos aptas. 

Iniciou-se então um debate e também a condenação da obra de Darwin, já que ele atribuía à natureza “poderes” até então reservados ao campo religioso. O debate sobre a sua teoria segue até os dias atuais, muito tempo após a morte de Darwin, em 1882.




Deixe sua crítica, elogio enfim, compartilhe suas idéias e opiniões, para que assim, surjam novos questionamentos. Obrigado pela visita!

Portal Leitura Obrigatória - Informação Gerando Conhecimento . 2017 Copyright. All rights reserved. Designed by Blogger Template | Free Blogger Templates