20 de jan de 2017

Imagens de um pesadelo: representações da Peste Negra na Europa

Diante do horror da morte inevitável, muitos artistas captaram em quadros a imagem do medo que assolava a Europa. 


Cadáveres amontoados na rua, deuses violentos, rostos desesperados: são imagens frequentes nas obras de arte do período. 

A esse arquivo, já bastante extenso, podem ser acrescentados outros trabalhos: livros, diários, conselhos eclesiásticos e até um santo protetor contra a peste, tudo podia ser utilizado para tranquilizar a população assombrada pela morte negra. Vejamos algumas dessas representações. 


Chuva de flexas 


Para os homens de Igreja e para os artistas que trabalhavam graças às suas encomendas, a peste era também e sobretudo uma chuva de flexas abatendo-se de súbito sobre os homens pela vontade de um Deus encolerizado. 

O que os artista queriam também acentuar, além do aspecto da punição divina, era a instataniedade do ataque do mal e o fato de que, rico ou pobre, jovem ou velho, ninguém podia vangloriar-se de a ele escapar - dois aspectos das epidemias que impressioram vivamente todos aqueles que viveram em período de peste. 

A insistência na rapidez registra-se em todos os relatos de 'pestilência', escreve Delumeau. 

Um médico espanhol, aponta o historiador, descrevendo a peste de Málafa em 1650, fazia a mesma observação: "Muitos morriam repentinamente, outros em algumas horas, e aqueles que se acreditavam salvos caíam mortos quando menos se pensava".


SÃO SEBASTIÃO







A comparação entre o ataque da peste e o das flechas que se abatem de improviso sobre as vítimas teve por resultado a promoção de São Sebastião na piedade popular. 

Delumeau explica que o motivo da popularidade do santo se deve a um princípio do magismo clássico.

Atuou aqui uma das leis que domina o universo do magismo, a lei de contraste que muitas vezes não é senão um caso particular da lei de similaridade: 

"O semelhante afasta o semelhante para suscitar o contrário. Porque São Sebastião morrera crivado de flechas, as pessoas convenceram-se de que ele afastava de seus protegidos as da peste", argumenta o historiador. 






  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Poste seu comentário. Compartilhe suas idéias e opiniões, para que assim, surjam novos questionamentos.

Item Reviewed: Imagens de um pesadelo: representações da Peste Negra na Europa Rating: 5 Reviewed By: Carlos Silva